segunda-feira, 21 de julho de 2008

Pátria Amada... Será???

Às vezes fico me perguntando sobre o tão comentado "patriotismo" no esporte... E como sempre, me decepciono. Obviamente, você deve estar se perguntando o porque de eu estar falando sobre isso. Simples: pela falta que esse amor ao país faz aos esportistas daqui. Quer um exemplo claro disso e o porque eu estou comentando sobre isso aqui?
O basquete masculino não se classificou às Olimpíadas de Pequim. Ou seja, 12 anos sem ter a modalidade participando de Olimpíadas. Por que isso? Porque simplesmente, o time titular inteiro pediu dispensa à convocação. Claro, cada um com seus motivos: stress muscular, contusões, problemas particulares... Todos têm seus direitos de não poder (ou não querer) representar o país. E curiosamente, o atleta que tinha alegado contusão, estava jogando futebol nos EUA, onde defende um time da NBA... Coincidência? Eu não acredito... Se estão descontentes com a atuação da Confederação Brasileira de Basquete, como estavam há uns 2 anos atrás, devem sim, lutar por melhorias à sua modalidade. Mas, e o patriotismo, a vontade de "defender" seu país numa disputa mundial, onde fica? Os fãs de basquete no Brasil (que não são poucos!), onde ficam? Boa pergunta essa... Aliás, será que eles pensam nisso?
Estou falando do basquete porque é o exemplo mais recente, mas o futebol, o automobilismo acontece a mesma coisa. E eu nem vou entrar em detalhes sobre o futebol senão nem vai caber no post. E creio que todos vocês sabem do que eu estou falando!
Tenho muitas saudades do tempo onde via-se o Oscar, Hortência e Paula chorando pelo orgulho de defender o basquete brasileiro... Saudades dos domingos de manhã vendo Ayrton Senna colocar a bandeira brasileira no pódio mais alto com euforia.... Saudades também do recém aposentado Guga, que nesses últimos anos foi o esportista brasileiro de maior destaque na mídia.
Agora, sendo sincero, vocês acham que Nenê, Leandrinho, Ronaldo, Felipe Massa, Nelsinho Piquet e tantos outros mais tem orgulho de vestir a camisa da Seleção Brasileira independente da modalidade? Eu tenho convicção que não...
Por isso, que a Seleção de Vôlei masculina ganha destaque... Os caras defendem o Brasil com orgulho, ganham títulos atrás de títulos e continuam batalhando... E não têm salários astronômicos como um futebol e um basquete americano... Santa injustiça!!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Léo, eu sei que vc está chateado com a falta de patriotismo no esporte e no próprio país. Na verdade o Brasil não dá valor para os seus. Isso muitas vezes acontece em dimensões menores, por exemplo, as vezes a gente trabalha à anos em uma empresa, veste a camisa, é profissional ao extremo,daí, chega alguém de fora, e mesmo não sendo melhor do que vc é super-valorizado. Por isso que eu digo: "A VIDA É DURA"... Antes jogava-se futebol por amor, pelo simples fato de ter o prazer de representar seu país, na época de Pelé, Garrincha era assim. Hoje o esporte, e principalmente o futebol, que tem um foco maior, tem o objetivo de ganhar dinheiro. Salários altíssimos para jogadores, propina para árbitros, comissão para vendedor de ingressos e desvio do dinheiro direcionado para o estádio. Quer saber... Como vamos amar um país que não nos acolhe!!!! Eu até entendo Léo. A vida está tão difícil e competitiva que pessoas vêm oportunidades e não amor pela profissão. Hoje, vc nasce brasileiro e mora na favela, não tem moradia no próprio país... Aí o cidadão estuda, mas, para exercer a profissão sai do país, vai para os EUA e além de ser tratado como cachorro, não trabalha na profissão e vai limpar latrina de madame... A VIDA É DURA... Tá tudo errado... Visita meu outro blog claudia.faggi.zip.net quero sua opinião. Beijos